quarta-feira, 9 de setembro de 2015
CARACTERÍSTICAS DE UM CONTADOR DE HISTÓRIAS
"Segundo Malba Tahan, algumas características que um bom contador de histórias deve ter:
1ª - Sentir, ou melhor, viver a história; ter a expressão viva, ardente, sugestiva.
A história deve despertar a sensibilidade de quem a conta, sem emoção, não terá sucesso.
2ª - Narrar com naturalidade, sem afetação.
O vocabulário utilizado deve ser adequado ao público ouvinte. Na oralidade é preciso ser mais claro e objetivo, sendo necessário, às vezes, completar as idéias da história.
3ª - Conhecer com absoluta confiança o enredo.
O contador tem que estar seguro sobre o que vai contar, do contrário é melhor não contar.
4ª - Dominar o interesse do público.
Sempre buscar maneiras de fazer com que os ouvintes permaneçam concentrados na história.
5ª - Contar dramaticamente.
O contador pode se passar por algum dos personagens ou por todos.
6ª - Falar com voz adequada, clara e agradável.
Não convém falar em falsete ou impostando a voz, a não ser que seja em momentos específicos para caracterizar um personagem.
7ª - Ser comedido nos gestos.
Se exagerar em gestos sem objetivos, quando fizer um que seja necessário para melhor entender a história, não será notado.
8ª - Ter espírito inventivo e original.
Contar as histórias com suas próprias palavras – contar o que está velho de forma nova. Se a história for de livro deve ser adaptada, pois a linguagem escrita é diferente da oral.
9ª - Ter estudado a história.
Não é necessário decorar, mas sim testar diversas possibilidades de exploração oral para contar com espontaneidade.
Não se apavore com esta lista que Malba Tahan traz, são apenas dicas que funcionam. Assim como estas, deve haver muitas outras para colocar em prática seu lado contador de histórias. Como foi dito antes, todo professor tem um contador dentro de si próprio e pode vir a encontrá- lo através de tentativas práticas e não teóricas, por isso a chave para descobrir é tentando."
Contação de Histórias
contacaodehistoriasorais.blogspot.com Postado por Maria de Fátima
pesquisa de Celia Augusto
terça-feira, 8 de setembro de 2015
A FUNÇÃO SOCIAL DA HISTORIA
"A função social dos contos e a importância do papel que desempenham dependem da época e do tipo de sociedade: nas sociedades tradicionais, as reuniões para ouvir e contar histórias eram práticas generalizadas e integralmente coletivas (Simonsen), como a dos contos à lareira dos camponeses do Antigo Regime, estudados por Darton; na sociedade em que vivemos essas práticas, restritas à esfera da família e da escola, dirigem-se sobre tudo às crianças pequenas. Recentemente, contudo, observa-se uma intensificação dessa atividade, e a narração de histórias vem-se expandindo significativamente, envolvendo diferentes faixas etárias e conquistando outros espaços. No Brasil, notadamente a partir da década de 90, multiplicam-se os contadores de histórias, que, de forma solo ou em grupos, atuam junto a um público variado e em diversos espaços, inclusive em hospitais (a "Associação dos Griots", por exemplo, conta histórias para crianças em hospitais de São Paulo)."
Contação de Histórias
contacaodehistoriasorais.blogspot.com Postado por Maria de Fátima
pesquisa de Celia Augusto
Subscrever:
Mensagens (Atom)